Rede de Municípios Para a Qualidade de Vida

Missão
A Rede de Municípios com Qualidade de Vida tem como missão ajudar os Municípios a desenvolverem a sua Qualidade de Vida, tornando-os capazes de atrair mais investimento, mais iniciativas e mais munícipes, cada vez mais orgulhosos e satisfeitos com a sua comunidade.
Medir, implementar e avaliar o impacto de práticas que visam a melhoria da Qualidade de Vida nos Municípios Portugueses, colocando a Qualidade de Vida como prioridade nacional.
Pretendemos construir um “movimento” de monitorização contínua da Qualidade de Vida, enquanto ferramenta fundamental para a governança, marketing territorial e satisfação dos munícipes.
Objetivos
- Promover uma Estratégia de melhoria da Qualidade de Vida dos Municípios Portugueses, com real impacto nas condições e no estilo de vida dos Munícipes
- Divulgar a importância da Qualidade de Vida enquanto ferramenta estratégica de atração e retenção de investimento, empresas e capital humano
- Projetar uma Imagem potenciadora da Qualidade de Vida, única e diferenciadora de cada Município no plano nacional e internacional
- Diagnosticar a Qualidade de Vida dos Municípios Portugueses, numa base regular, com vista à proposta de melhorias
- Analisar o impacto de investimentos e políticas publicas que visam a promoção da Qualidade de Vida
- Sensibilizar os Municípios Portugueses para “as suas pessoas”, monitorizando a Qualidade de Vida com vista à satisfação, bem-estar e felicidade dos seus Munícipes
- Partilhar boas-práticas, por forma a gerar sinergias entre municípios e regiões
- Promover uma boa-política de governança, assente na preocupação com o bem-estar e a felicidade dos Munícipes
- Elaborar o Plano Nacional de Políticas Locais em Qualidade de Vida
- Sensibilizar as Autoridades competentes para avaliar a Qualidade de Vida ao nível dos Municípios, com base em indicadores cada vez mais úteis, diferenciadores e impactantes
Atividades e Iniciativas
A Rede desenvolve atividades várias, com vista à promoção da Qualidade de Vida, cuja participação se encontra facilitada aos Municípios que fazem parte integrante da Rede:
1 _ Relatório das Condições de Vida do Município 2023
Relatório personalizado das Condições de Vida de cada Município, com base em dados objetivos (condições materiais e infraestruturas) recolhidos junto das fontes oficiais, que pode ser adquirido pelos municípios ou outras entidades locais.
2 _ Relatório da Qualidade de Vida do Município 2023
Relatório personalizado de avaliação da Qualidade de Vida de cada Município, combinando dados objetivos (condições materiais e infraestruturas) com um inquérito aos Munícipes (com a opinião e a perceção das pessoas acerca das condições de vida oferecidas pelo seu Município). Podem ainda ser acrescentadas mais 2 questões de interesse para o Município). Termina com a definição de Planos de Melhoria.
3 _ Selo “Membro da Rede Municípios com Qualidade de Vida”

4 _ Participação Ativa no Fórum Anual de Práticas Municipais de QV Local
Visa a discussão de boas práticas de políticas públicas locais de QdV, com a participação de oradores convidados.
5 _ Divulgação de eventos sobre a Qualidade de Vida nos Municípios nos media
Aderir
Os Municípios aderentes usufruem anualmente do Selo “Membro da Rede Municípios com Qualidade de Vida”, bem como da participação nas outras Iniciativas desenvolvidas no âmbito da Rede.
Todos os Municípios são bem-vindos – em prole da Qualidade de Vida dos nossos Territórios!
A participação implica a concordância com a “Carta de Princípios” e a assinatura do “Regulamento de Municípios com Qualidade de Vida”.
Junte-se a nós em prole da Qualidade de Vida do nosso Território!
Coloque-nos as suas questões: m2v@institutointec.pt
Para mais info, consulte o folheto e o regulamento:
Consulte aqui os Municípios Fundadores!