Rede De Municípios Com Escolas Inovadoras
Descrição do projeto
O Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) implementou com grande sucesso a “Rede de Municípios com Qualidade de Vida”. A Missão desta rede foi ajudar várias áreas a desenvolverem a sua Qualidade de Vida, tornando-as capazes de atrair mais investimento, mais iniciativas e mais munícipes, cada vez mais orgulhosos e satisfeitos com a sua comunidade.
Conseguido esse objetivo, pretende-se agora focar a nossa atenção numa importante área que contribui decisivamente para a qualidade de vida e para o futuro: a Educação. Entende-se esta numa lógica de investimento social, já que dotar os jovens de hoje, os adultos de amanhã, de ferramentas e competências estaremos a criar mais e melhor capital humano.
Acreditamos que uma escola pública de qualidade é essencial para a qualidade de vida dos munícipes, sobretudo dos mais novos.
Hoje, deseja-se que a escola forneça mais do que conhecimentos. Pretende-se que passe valores essenciais como honestidade, integridade e solidariedade, por exemplo. Urge, pois, institucionalizar mecanismos que incentivem o aparecimento de práticas educativas virtuosas, que as mesmas sejam melhoradas, enaltecidas e, finalmente, partilhadas. É este o objetivo do projeto que a seguir se desenvolve.
O Selo de Escola com Práticas Inovadoras
Caso a classificação seja positiva será atribuído o chamado Selo de Município com escolas inovadoras, seguido do nome do estabelecimento de ensino e dos respetivos autores.
Cada Escola ou Agrupamento, poderá ter mais de um selo caso as suas práticas apresentadas a concurso sejam sancionadas pelo júri.
O Selo, acompanhado do respetivo diploma, terá a referência ao ano letivo.
Assim, os primeiros selos a atribuir terão a designação: Município com Escolas Inovadoras – 2025, seguido do nome da Escola e dos nomes dos autores.
Os municípios aderentes a esta prática virtuosa receberão do INTEC informação de ações realizadas com sucesso noutros municípios. Ou seja, procura-se que as boas práticas possam ser disseminadas e replicadas noutros contextos.
Pretende-se envolver as escolas de cada Concelho neste projeto e, muito em particular, os seus Professores, Diretores e outros importantes agentes (não fica excluída a participação da Associação de Pais ou mesmo de Alunos). A apresentação das candidaturas é livre, ou seja, cada professor (ou um conjunto de professores) podem apresentar a(s) candidatura(s), se assim entender(em). Em termos de processo, o Município aderente envia para a Direção da Escola os termos do concurso, incentivando-a a que participe na iniciativa, dados os benefícios esperados. A Direção da Escola, por sua vez, convida toda a comunidade educativa a participar, mostrando a importância que isso trará para a Escola, nomeadamente em termos de melhoria na educação, para além dos aspetos materiais.
Os prémios
O INTEC, baseado na análise do Júri, atribuirá Diplomas aos melhores projetos, para além do já referido selo e, ainda, de um troféu especialmente criado para o efeito.
Os autores dos melhores projetos serão convidados a fazerem uma comunicação ou apresentarem posters no Congresso Anual.
O Congresso Nacional de Municípios com Escolas Inovadoras
No final do processo, haverá um Congresso onde serão expostas e partilhadas as melhores práticas. Haverá intervenções, quer de especialistas em temáticas várias, quer dos próprios autores das melhores práticas inovadoras.
Cada Congresso terá uma temática relevante e atual. Assim o Congresso referente ao Ano Letivo de 2024/2025 realizar-se-á no 27 de abril de 2025 e terá por tema: “Os Desafios da Inteligência Artificial na Educação”. O evento será realizado num dos Municípios Aderentes. Terá uma intervenção inicial do respetivo Presidente de Câmara — ou vereador com o pelouro da Educação — e o encerramento por responsável do Ministério da Educação.
Para além das intervenções dos responsáveis pelas candidaturas premiadas, haverá também intervenções de especialistas de renome nacional.
No átrio do Congresso estarão stands de cada Município com temáticas escolhidas pela própria Autarquia. Muito provavelmente a cultura e educação pontificarão nessa partilha.
Aliás, cada Município será convidado a apresentar grupos culturais que poderão atuar quer durante os intervalos, quer mesmo no encerramento do evento.
Outra possibilidade que temos prevista será a existência no átrio do evento de posters referentes a alguns dos projetos onde os promotores estarão disponíveis para explicar em que consistiu o projeto.
No início de 2025, o INTEC convidará os Municípios aderentes a apresentarem candidaturas para acolherem o Congresso. O INTEC, baseado em critérios objetivos, escolherá a solução que apresente maiores vantagens em termos de centralidade, capacidade do espaço, quer para os participantes, quer para os stands dos Municípios, entre outros fatores.
Haverá sempre a ideia de rotatividade nas escolhas dos locais. Por exemplo, o Congresso de 2026 será realizado num local distinto do de 2025.
Edição do Livro de atas do congresso
Prevê-se a edição de um livro onde constem as intervenções no Congresso, para além dos prémios e menções honrosas atribuídas.
O livro terá uma distribuição gratuita pelos Municípios aderentes. Estes, por sua vez, farão a distribuição junto dos seus agentes educativos. Prevê-se que o livro possa ser financiado com publicidade. Caso não seja exequível, o livro terá apenas uma edição digital.
As várias fases das candidaturas
A forma de intervenção proposta a todos os Municípios passa por várias etapas.
O presente projeto é lançado oficialmente a 7 de maio em Condeixa. A partir desta data e até 31 de julho os Municípios podem aderir ao projeto.
O prazo para a receção de candidaturas será desde o início do ano letivo (setembro de 2024) até 15 de janeiro de 2025. As candidaturas remetidas depois deste prazo serão tratadas no ano letivo seguinte.
Em seguida há a avaliação por parte do júri até 15 de fevereiro, sendo os resultados comunicados aos interessados até ao dia 3 de março.
Até dia 15 de março, serão selecionados os projetos que serão convidados a fazer parte do programa do Congresso a realizar em 27 de abril de 2025.
Todas as candidaturas são sigilosas e só divulgadas após consentimento expresso dos autores.
Os casos tratados nas candidaturas tanto poderão já ter sido realizados e, portanto, terem resultados concretos, como serem projetos de intervenção a realizar. Neste último caso a candidatura deverá referir os objetivos esperados com a intervenção proposta. De igual forma, da avaliação das candidaturas resultará não só uma classificação, como um relatório confidencial que dará conselhos muito práticos sobre as formas de melhorar a situação em causa. Os autores reservar-se-ão ao direito de divulgar, se assim entenderem, a respetiva informação.
Equipa avaliadora
A avaliação das candidaturas é feita por uma equipa pluridisciplinar com técnicos conceituados e experimentados nesta área.
Entre os técnicos coordenadores temos:
Professor Doutor Jorge Rio Cardoso – Coordenador-Geral do projeto.
Professor Doutor Mário Henrique Gomes
Dr. Alberto Freitas da Silva
Professor Henrique Santos