HQP

O que é ?

A Metodologia HQP é uma ferramenta desenvolvida pelo INTEC, baseada nos conhecimentos da Psicologia do Ambiente, entre outras ciências, para auditar e melhorar espaços geridos por entidades públicas ou privadas (Quality of Place e Place Liveability). O objetivo é contribuir para o bem-estar das pessoas que utilizam espaços de domínio público, sejam eles públicos ou privados.

A ferramenta HQP permite apoiar organizações na execução de projetos que pretendem incrementar o bem-estar e a experiência positiva dos utilizadores dos seus espaços, nomeadamente, para aspectos relacionados com as suas necessidades (e.g., ruído, iluminação, temperatura, segurança, estética, identidade e status associado ao espaço, inclusão…)

O Selo de High Quality Places (HQP) é atribuído às entidades gestoras de espaços que demonstrem o seu compromisso com estes objetivos, designadamente pela avaliação periódica e regular da qualidade do espaço na perspetiva dos seus utilizadores.

Objetivos Gerais

  1. Transmitir uma preocupação continuada com a melhoria do nível de bem-estar das pessoas que ocupam os Espaços Públicos.
  2. Associar a Entidade gestora do Espaço Público ao conceito de organização socialmente responsável, bem como a uma imagem claramente positiva, defensora da qualidade de vida.
  3. Permitir aos utilizadores a possibilidade de “participar” na adequabilidade do espaço que frequentam e de preferir um Espaço Público de qualidade certificada.
  4. Conferir maior variedade e pertinência de utilizadores do espaço com o “selo” HQP, pelo seu poder de atratividade.

Objetivos Específicos

  1. Quantificar os níveis de qualidade do espaço/qualidade de vida, na perspetiva dos utilizadores/cidadãos.
  2. Identificar pontos de melhoria para a promoção da qualidade do espaço de bem-estar.
  3. Fundamentar a proposta de ações de melhoria do espaço público.
  4. Hierarquizar as prioridades de intervenção e melhoria dos espaços públicos e consequentes planos de ação (através de análises estatísticas avançadas, como análises de regressão)

O que se avalia?

Dimensões – Espaço Físico

Dimensões – Espaço Social

Dimensões – Espaço Pessoal

Método

Procedimento de Recolha de Dados

  • Abordagem não-probabilistica por conveniência.
  • Inquérito presencial com recurso a questionário (HQP Core) e gravação de audio (Sentiment Analysis).

Procedimento de Análise de Dados

  • Armazenamento e tratamento de dados através da plataforma Qualtrics.
  • Análise descritiva da amostra de utilizadores do espaço inquirida.
  • Análises de estatística inferencial e elaboração de uma tabela de influência de cada indicador sobre a Qualidade do Espaço e Bem-estar.
  • Sentiment Analysis realizada com recurso a inteligência artificial – ChatGPT – com base nas respostas audio gravadas.

Fases do Projeto

  1. Kick-off Meeting
    Reunião de Preparação da Equipa INTEC – Entidade Parceira.
    Definição dos termos do projeto (loja, datas, etc.)
  2. Ajustamento do Projeto HQP
    Ajustamentos dos indicadores às características espaciais em avaliação.
  3. Realização do Inquérito HQP
    Elaboração e aplicação dos questionários no espaço selecionado.
  4. Tratamento de Dados
    Tratamento dos dados recolhidos no espaço selecionado.
    Elaboração do relatório HQP
  5. Report & Feedback Meeting
    Reunião final para apresentação do relatório.
    Fecho de projeto.

Acordo de Confidencialidade

Será assinado um Acordo de Confidencialidade do INTEC relativamente ao respeito pela confidencialidade dos dados recolhidos e tratados, com vista a proteger o anonimato dos inquiridos e participantes envolvidos, assim como a integridade e o modus operandi da entidade parceira, enquanto empresa de excelência para o seu setor de mercado.

Adicionalmente, este acordo será preparado pelo INTEC e devidamente assinado, em duplicado, por ambas as partes, tão breve quanto a adjudicação da presente proposta.

Os dados serão tratados unicamente para efeitos do presente projeto de consultoria, numa lógica de investigação-ação.