Relatório Final do Projeto-Piloto da Semana de Quatro Dias
No dia 24 de Junho de 2024 foi divulgado o relatório que descreve e avalia o projeto-piloto da semana de trabalho de quatro dias em Portugal. O documento, elaborado pelos especialistas Pedro Gomes e Rita Fontinha, oferece uma análise detalhada do projeto, abordando a sua origem, condução, implementação nas empresas, impacto nos trabalhadores e propostas para o futuro.
Tendo por base a experiência de 41 empresas que adotaram diferentes formatos da semana de quatro dias, ao longo de 2023, o relatório inclui a descrição de todas as fases de desenvolvimento do projeto, conselhos práticos para as empresas relativamente à implementação deste modelo ou a visão dos trabalhadores sobre as mudanças no trabalho.
Embora a ideia da semana de quatro dias seja frequentemente vista com ceticismo, o estudo demonstra que não se trata de uma utopia, mas de uma prática de gestão legítima, aplicável em Portugal. Segundo os autores, os resultados obtidos visam informar, sendo importante encorajar mais organizações a testar este modelo, especialmente startups ou empresas com maior proporção de mulheres na força de trabalho.
Entre os benefícios observados, destaca-se o impacto positivo na vida das pessoas, especialmente trabalhadores com salários e qualificações mais baixos. Por outro lado, preocupações com o aumento de “biscates” ou acumulação de empregos temporários foram consideradas marginais e não sustentadas pelos dados do projeto.
O relatório oferece uma base sólida para refletir sobre o futuro do trabalho em Portugal, sendo recomendada a leitura a quem deseje compreender melhor este modelo inovador e o seu potencial de aplicação em Portugal.
O relatório encontra-se disponível no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), podendo encontra-lo aqui: https://crcvirtual.iefp.pt/publicacao/semana-de-quatro-dias-projeto-piloto-relatorio-final/
Susana Dias – Bolseira de Doutoramento pela FCT e Tecnóloga do INTEC